Entrevista com a banda Brutal Morticínio!

 


RxTx
- Saudações! Quero começar agradecendo a oportunidade da entrevista. Conte-nos um pouco sobre a formação da banda e como tudo começou.


   Brutal Morticínio Saudações ao zine Resíduos Tóxicos!
  Primeiramente gostaria de agradecer o espaço concedido ao Brutal Morticínio em suas profanas páginas. 
O Brutal Morticínio surgiu com a idéia de falar sobre a história do ponto de vista dos vencidos no processo conhecido como descobrimentos, grandes navegações. A idéia inicial era fazer um pagan Black metal cru e ríspido inspirado em hordas antigas como Sarcófago, Hellhammer e Darkthrone, mas que versasse sobre algo além da adoração dos deuses nórdicos ou de algo blasfemo, mas muito superficial. A idéia era questionar e profanar o cristianismo propagando a sua atuação destruidora na América e todo o seu papel opressor que sempre esteve a serviço das elites estrangeiras.

A horda iniciou suas atividades em 2006 com Tormento e Mielikki. Tendo seu nome escolhido com base nas mortes causadas pelos invasores cristãos na América nesse tempo histórico conhecido como “descobrimentos – Grandes Navegações .A idéia geral da horda é reascender o orgulho latino americano em suas letras, celebrando antigos sistemas e ritos tribais e respeitando as diversas etnias que compõem este solo sagrado, assim como o limiar dos novos tempos. No início de 2009 a horda relançou"Despertar Dos Chacais... O Outono Dos Povos", que foi lançado originalmente em 2008 e esgotado no mesmo ano. 
Em abril/2012 é relançado novamente “Despertar Dos Chacais... O Outono Dos Povos”, desta vez, em parceria entre diversas distros/selos nacionais, prensado em mil cópias contando com 3 faixas bônus, sendo 2 inéditas. No ano passado lançamos o segundo álbum, intitulado, Obsessores espíritos das florestas austrais também dentro desse formato de cooperação de distros/selos nacionais, que no momento encontra-se esgotado apenas com algumas poucas distros.



RxTx -  O último disco lançado, “Obsessores Espíritos das Florestas Austrais”, trás uma pegada muito forte de resistência indígena e um som brutal e inteligente. Gostaria que vocês comentassem um pouco sobre esse álbum.

Brutal Morticínio - A proposta da banda sempre foi de realizar um som com uma temática voltada aos povos nativos da América, plenamente integrado e voltado para a nossa cena.Ter como enfoque central a  resistência a homogeneização lançada pelo cristianismo e capitalismo e sua  maneira de subjugar e dominar mais fácil as possíveis resistências dos povos nativos. 

     O álbum segue essa mesma linguagem e é um pouco mais voltado para essas tradições de luta dos povos latino americanos. Na minha opinião, sonoramente ele me parece um pouco mais melancólico em comparação ao anterior por ter alguns temas mais voltados para este lado de resistência e frustração. Ao mesmo tempo em que lança-se em uma agressividade ainda maior por falar justamente dessa resistência. Ele foi precedido de um pouco mais de pesquisa para a elaboração das letras, apesar de não ser um trabalho científico, é claro. Ele é apenas algo mais poético servindo muito mais para as pessoas que tem um primeiro contato com essa cultura de resistência das populações oprimidas.



 RxTx -  “Estúpido e Podre Homem Branco Cristão” é, sem dúvidas, uma música excelente com um som marcante e uma letra muito crítica, que aparece nos dois álbuns da banda, pois se mostra atual e controversa aos padrões dos dias de hoje. Vocês diriam que ela é um cartão de visitas do BM?


Brutal MorticínioAcredito que sim, pois ela foi escrita antes mesmo de a banda se formar. O som justamente foi escrito para soar como um hino dos esquecidos, daqueles de que a história dá pouca importância ou relevância, além disso, o som também se coloca em atrito com o constante pensamento conservador que muitas vezes é recorrendo no meio do metal, sobretudo do metal extremo. Acho que quando falamos de reacender o orgulho dos povos latino americanos, falamos um pouco dessa música que busca esse viés, o viés da construção de uma cena em que falamos de nossos antepassados e de nossos ritos e que não precisamos cultuar mitos nórdicos ou sei eu de onde. Precisamos sim estar mais atentos aos nossos antepassados uma vez que o cristianismo nas terras americanas foi muito mais cruel e destruidor do que em qualquer outra parte do mundo.



     RxTx - Uma das características mais marcantes da banda e que me chama mais a atenção é o fato das letras serem cantadas em Português. Por que dessa escolha? Como vocês vêm a importância e/ou a valorização da língua nativa nas composições?

Brutal Morticínio - O idioma português em nossas musicas não foi algo pensado ou proposital ele apenas foi surgindo naturalmente uma vez que falamos de nossos ritos, nossa história, nossas mazelas e sofrimentos. Soaria falso, no meu ponto de vista se entoássemos os sons em outro idioma. Apesar de o português ser o idioma do conquistador, ele se fez como algo comum a todos nós. É a maneira como nos comunicamos por aqui e como comentei anteriormente, qualquer coisa que não fosse em português soaria com um certo ar de falsidade. Não descarto que em algum momento possamos fazer algum som em inglês, espanhol, ou qualquer outro idioma, entretanto o Brutal Morticínio, sempre será preponderantemente cantado em português.



RxTx - Em suas letras, vocês abordam temas ideológicos e políticos na questão dos povos nativos da América. Qual o pensamento de vocês nessa questão da dominação, exploração e devastação do homem branco cristão europeu?

Brutal Morticínio -Bom, é bem claro o nosso posicionamento sobre esse assunto. O cristianismo é apenas um amálgama cultural para justificar a exploração dos povos nativos, a dizimação dos mesmos, a exploração dos recursos naturais e seu uso irracional, ou seja o cristianismo serve na América para justificar as ações do capitalismo, seu fiel escudeiro nas Américas. O estilo cristão europeu nada tem a ver com a terra e com a cultura milenar existente entre os povos nativos da América. A sua imposição no continente se deu através das armas e se mantém pela tradição e discurso da parcela mais atrasada da sociedade. A derrubada do capitalismo e a destruição do cristianismo institucionalizado é um dever para com os nossos antepassados que resistiram bravamente frente às investidas estrangeiras em nossos territórios. O capitalismo nas Américas produziu apenas a desgraça tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista social Já está mais do que chegada a hora de colocarmos pra correr as elites sanguinárias e o clero. Seja qual for à religião seu programa é bem claro: tem como o intuito  a alienação da população.


RxTx - Gostaria que vocês comentassem sobre a arte da capa do álbum “Despertar dos Chacais...O Outono dos Povos”.


Brutal Morticínio
A arte do primeiro full álbum da Banda o “Despertar dos Chacais...O Outono dos Povos” foi uma concepção que tivemos na época sobre o processo de dizimação das populações nativas naquele contexto. A capa reflete um pouco essa idéia. Tentamos passar algo bem rústico, próprio da linguagem  “old School” do Black metal, mas que ao mesmo tempo tivesse essa conotação de um genocídio étnico e ideológico que vivem determinadas populações. A arte foi obra de um amigo nosso o artista plástico Bissico Rico e numa primeira olhada percebemos essa floresta morta, mas se olharmos com um pouco mais de atenção essa floresta é composta também por figuras humanas que representam esses assassinatos seletivos. 
A arte da contra capa, por assim dizer, é uma releitura da chegada dos europeus na América 
     e representa à destruição e a morte do continente, por isso os europeus, carregando seus adornos cristãos são representados pela face da morte.


RxTx
Como vocês vêm o cenário underground brasileiro para bandas com temáticas voltadas com um cunho social, político e ideológico?

Brutal Morticínio - O que tenho acompanhado ultimamente é uma cena bastante heterogênea. Muitas panelas e muitas bandas cover. Muitas bandas  claramente com uma imagem “poser” ocupando muitos espaços. Não vejo a cena, sobretudo do metal extremo, politizada, pelo contrário vejo cada vez mais a proliferação de idéias ultraconservadoras o que é claramente um sintoma da despolitização dos apreciadores do metal extremo. É claro que é sempre perigoso fazer generalizações, existe muita coisa massa entre o metal extremo, existem guerreiros muito engajados na causa, assim como muitas bandas que produzem um material de muita autenticidade e com um cunho ideológico muito coeso. A internet nos permite visualizar um grande numero de bandas nacionais, muitas bandas muito legais e que sempre me pergunto porque tem o espaço tão reduzido, em vista de outras que tem um repertório ideológico limitadíssimo e que sempre aparecem tanto.



            RxTx -  Pessoal, agradeço mais uma vez a atenção e o bom bate papo. Gostaria que vocês deixassem suas considerações finais.

Brutal Morticínio - Agradecemos todo o apoio do zine e agradecemos imensamente o espaço dedicado ao Brutal Morticínio.
Deixo os nossos contatos para que as pessoas possam conhecer um pouco melhor o trabalho da horda!

0 comentários: